Ebiblica - Excelência Bíblica
Bem vindo visitante!
Faça Login ou Cadastre-se.

11/12/2017 - Segunda-feira
Seu IP: 54.163.209.109

LIVROS POR CATEGORIA
1 - Área Bíblica I (40)
2 - Área Bíblica II (148)
3 - Área Sistemática (249)
4 - Área Prática (187)
5 - Crescimento Espiritual (382)
6 - Vida Cristã (404)
7 - Área Geral (46)
BLOGS

Marcos dos Santos de Bem
Denominação:
Assembléia de Deus - Min. Belém

Sexo:
Masculino

Idade:
39 anos

Sobre:
Marcos dos Santos de Bem nasceu na Penha, São Paulo, em 1978. De família cristã, só se sentiu envolvido pela marcante experiência da salvação em Cristo aos 14 anos. Desde então, apresentou grande interesse pelo conhecimento das Escrituras, passando a estudá-las intensamente. O interesse pela leitura da Bíblia levou-o a sentir verdadeira paixão pela literatura, em especial a de pertinência bíblica e de desenvolvimento pessoal. Desprovido de preconceito literário, tem como lema: Examinar tudo, retendo o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo. Em seu repertório encontram-se escritores de diferentes posicionamentos eclesiásticos e teológicos, como também autores seculares. Entre todos eles estão: Augustus Hopkins Strong, Charles Spurgeon, J. I. Packer, John C. Maxwell, Charles Swindoll, John MacArthut Jr, John Stott, Max Lucado, Emery H. Bancroft; Alberto Manguel,Augusto Cury, Paulo Freire, Esméria Saveli, Manuel Frias Martins. Por gostar de indicar livros a outras pessoas e delas receber indicações, Marcos decidiu criar um site para compartilhamento de informações sobre obras literárias, que fosse de fácil assimilação, interativo e eficaz, de modo que as pessoas pudessem em poucos cliques (exigência do nosso tempo) conhecer uma infinidade de obras literárias agrupadas em categorias especificas e, o mais importante, junto a cada livro, ver as opiniões e indicações deixadas por cada leitor, podendo elas também inserir as suas indicações. Assim, como fruto dessa perspectiva, nasceu em 2011, a Ebíblica (Excelência Bíblica), da qual Marcos é cofundador. Formado em Processos Gerencias, é diretor executivo da Ebíblica. Dedica-se também como professor de escola bíblica dominical. Marcos é casado com Quédma e tem um filho chamado Caio Mateus. Conheca seu artigo O ato de ler. Contato: marcos@ebiblica.com.br / facebook.com/marcos.dossantos.77985
Últimos Livros Comentados
O que vi de melhor: A) - Trecho marcante. “Não compreendo todas as razões pelas quais sofremos pelo seu Nome. Estou, porém, convencido de que isso é parte do plano soberano de Deus ao preparar-nos para ser seus instrumentos de graça em um mundo violento e desesperado (...)”. “Cada provação penosa e terrível o fazia ajoelhar-se, transformando-o em um homem de fé mais profunda, humildemente comprometido em seguir a orientação de seu Salvador” (entre as páginas 56 e 57); B) – Mensagem. Charles Swindoll analisa a vida de Paulo de forma abrangente. Partindo do que se pode depreender da infância do apostolo, ele descortina as fases do seu desenvolvimento; desdobra de modo realista sua identidade de terrorista religioso; examina cuidadosamente sua magnífica conversão e, finalmente, todas as facetas do colossal ministério do mais profundo servo de Cristo de que tenho noticias. Gostei! Indico principalmente para quem busca uma obra referencial sobre solidez ministerial; C) – Discurso. A construção das paráfrases enunciativas é coerente, flexível, criativa e cativante. A argumentação é muito bem trabalhada nas citações, comprovações e raciocínio lógico. O sentido do texto é ricamente perceptível; D) – Contextualização. Com o peso de sua vivencia ministerial, Swindoll, de modo majestoso, se lança e nos leva juntamente para dentro de sua criativa e fundamentada releitura dos fatos. Ótimo!Ele explora muitas possibilidades em suas analises, isso dá ao leitor muitas direções para pensar, estimulando a autonomia intelectual! Confira as paginas 37; 56; 80-81; 99-101; 103-106; 116-118; 133-136; 154; 297-298; 345-346. É um livro de 393 páginas. Ed. Mundo Cristão. Se você pretende lê-lo, boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: “Examine tudo, retenha o que aprimore a vida. Pratique como Cristo, o modelo perfeito.”
Quinta-feira, 19/02/2015 - 18:09:49
Indico pelas seguintes razões: A) - Trecho marcante. “Cristo reorganizou o processo de construção das relações humanas entre seus discípulos (...). Os jovens pescadores que o seguiram, tão limitados culturalmente e que possuíam um mundo intelectual tão pequeno, desenvolveram a arte de pensar, conheceram os caminhos da tolerância, aprenderam a ser fiéis às suas consciências, vacinaram-se contra a competição predatória, superaram a ditadura do preconceito, aprenderam a trabalhar suas dores e suas frustrações, enfim, desenvolveram as funções mais importantes da inteligência.” (página 69); B) – Mensagem. A abordagem do autor não é teológica, mas centrada na observação de como Cristo utilizava sua inteligência: sua arte de construir e utilizar seus pensamentos para formação de um novo ser humano; C) – Discurso. O sentido do texto é ricamente perceptível e coerente, desde que o leitor entenda que Cury discursa acerca dos atributos intelectuais de Jesus; Confira as paginas 190 e 191. Ed. Sextante. Boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: “Examine tudo, retenha o que aprimore a vida. Pratique como Cristo, o modelo perfeito.”
Quarta-feira, 07/08/2013 - 16:55:32
O que vi de melhor: A) - Trecho marcante, “Da próxima vez que você ficar desapontado, não se desespere. Não pule fora. Não desista. Simplesmente seja paciente e deixe que Deus o lembre de que Ele ainda está no controle. Nada vai chegar ao fim antes que Deus assim o determine (pagina 94).” B) – Mensagem, é envolvente. Recomendável para pessoas que precisam de uma visão equilibrada da vida. Olhá-la como de fato ela é. O autor, sempre partindo dos fatos bíblicos, nos faz enxergar que não há mágicas no tratar de Cristo conosco. O que há, realmente, é sinergismo. Nós fazemos o pouco que podemos e cremos que o Senhor Jesus fará todo o mais. E Ele, realmente o faz! Max Lucado nos leva ao âmago de algumas pessoas do Novo Testamento, e à medida que reconta suas histórias – nos ensina ou nos lembra - que a vida é um imenso desafio, com acontecimentos alegres e tristes, mas que a fé em Cristo equilibra tudo e nos aprimora ao longo do tempo; C) – Discurso, a paráfrase é pura emoção! Nos blocos argumentativos, Max Lucado é criativo, explorando o máximo de possibilidades sem perder a verdade e a coerência. Garantindo assim, o necessário para que o leitor assimile a ideia que permeia o sentido do texto; D) - Na contextualização, a brilhante e intensa interatividade do escritor ao recontar os fatos, possibilita ao leitor uma profunda identificação com as relações presentes no texto; isso facilita sua própria interação e aumenta as chances de construir uma interpretação mais segura e aplicável as suas próprias relações. Achei ótimo. Confira as paginas 16-20; 24-30; 65-70; 139-146. É um livro de 230 paginas. Ed. CPAD. Se você pretende lê-lo, boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: Examine tudo, retenha o que aprimore a vida. Pratique como Cristo, o modelo perfeito.
Segunda-feira, 01/07/2013 - 17:35:22
Conhecer a biografia de alguém que se destacou como exemplo em questões que se relacionam de modo positivo ao desenvolvimento dos vários aspectos da experiência e dos saberes humanos será sempre uma atitude benéfica para o aperfeiçoamento de quem deseja melhorar como pessoa. Agora, quando a biografia trata de alguém que tem uma história de comprometimento com Cristo, a relevância do que pode ser aprendido torna-se extraordinária! Conhecer a coleção Os Cisnes não estão silenciosos, composta pelos livros O legado da alegria soberana, O sorriso escondido de Deus e Completando as aflições de Cristo,que trazem as biografias de pessoas como Martinho Lutero, John Bunyan Agostinho e outros, escrito por John Piper,e publicado pela Shedd, nos remete a essa segunda e maravilhosa experiência. Se você pretende lê-lo, boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo.
Segunda-feira, 23/01/2012 - 13:38:23
Expondo de forma simplificada a definição dada por eruditos, posso dizer que a teologia sistemática se preocupa em analisar os textos bíblicos dentro de categorias temáticas, devendo necessariamente passar pelo rigor metodológico. Sendo assim, as obras que tratam deste assunto nos fornecem uma visão organizada da revelação de Deus nas Sagradas Escrituras. Então, se você e eu pudermos conhecer os conteúdos do maior numero possível de obras de teologia sistemática, levando em consideração, obviamente, o currículo, a biografia e as referencias dos que as escrevem, essa iniciativa nos será de grande beneficio na formação do entendimento sólido e coerente que precisamos adquirir pelo necessário estudo da Bíblia. Este é o motivo pelo qual tenho em meu repertório de leitura, e indico a você, o livro Teologia Sistemática de Wayne Grudem, lançada pela editora Vida Nova. Boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 17:32:01
Quando iniciei meus estudos teológicos, recebi de um de meus professores a indicação da obra Cristologia do Novo Testamento,escrita por Oscar Cullmann, como sendo uma das mais importantes na exposição dos diversos aspectos do estudo sobre Cristo. Olhando para a biografia do autor percebemos o respeito e consideração que ele obteve tanto de teólogos protestantes quanto de eruditos católicos. A profundidade de seu conhecimento pode ser verificada nesse livro Cristologico, de 440 paginas, da editora Hagnos. Aos que pretendem lê-lo, uma boa leitura! Lembre-se:examine tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e a relação com Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 17:21:46
A minha experiência pessoal e, acredito, a sua, nos mostra que quanto mais conhecimento acumulamos, mais percebemos que pouco sabemos ou que muito temos a aprender. Contudo, esses saberes que absorvemos das várias esferas da experiência humana, são capazes, se soubermos aplicá-los, de nos fazer pessoas excelentes e mais humanas. Agora, imagine poder incorporar a essas experiências os saberes relacionados ao universo bíblico?!... Este é um motivo pelo qual coloquei em minha lista de leitura o livro A Bíblia e sua História, escrito por Stephen M.Miller e Robert V. Huber, e Lançado aqui pela Sociedade Bíblica do Brasil. Nele é possível saber, por exemplo, Como o Antigo e o Novo Testamentos foram escritos e compilados; e quais os materias usados desde o papiro até o livro impresso. Se você também pretende lê-lo, boa leitura! Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 17:08:46
Expondo de forma simplificada a definição dada por eruditos, posso dizer que a teologia sistemática se preocupa em analisar os textos bíblicos dentro de categorias temáticas, devendo necessariamente passar pelo rigor metodológico. Sendo assim, as obras que tratam deste assunto nos fornecem uma visão organizada da revelação de Deus nas Sagradas Escrituras. Então, se você e eu pudermos conhecer os conteúdos do maior numero possível de obras de teologia sistemática, levando em consideração, obviamente, o currículo, a biografia e as referencias dos que as escrevem, essa iniciativa nos será de grande beneficio na formação do entendimento sólido e coerente que precisamos adquirir pelo necessário estudo da Bíblia. Este é o motivo pelo qual tenho em meu repertorio de leitura, e indico a você, o livro Teologia Sistemática - Franklin e Myatt, da editora Vida Nova. Esta obra conta com prefácio de Russell Shedd, Ph.D. e apresentações de Luis Sayão e do Rev. Augustus Nicodemus Lopes, Ph.D. Boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 16:57:19
Quanto mais estudo as escrituras descubro como é rica, profunda e ampla as verdades contidas em suas partes, ou melhor, em cada palavra da revelação do Nosso Deus. Digo isso para expressar a importância de se ter obras como o Novo Testamento Interlinear Grego-Português, editado pela Sociedade Bíblica do Brasil. Um material como esse nos possibilita enxergar, compreender e explorar a riqueza de informações contidas em apenas uma palavra pesquisada no imenso repertório das Sagradas Escrituras. Esta é mais uma obra da minha lista de leitura. Se também estiver em sua lista, boa leitura. Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que possa ser aplicado à vida e a relação com Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 16:54:45
Conhecer a biografia de alguém que se destacou como exemplo em questões que se relacionam de modo positivo ao desenvolvimento dos vários aspectos da experiência e dos saberes humanos será sempre uma atitude benéfica para o aperfeiçoamento de quem deseja melhorar como pessoa. Agora, quando a biografia trata de alguém que tem uma história de comprometimento com Cristo, a relevância do que pode ser aprendido torna-se extraordinária! Conhecer o livro Paulo, escrito por Hernandes Dias Lopes, nos remete a essa segunda e maravilhosa experiência. O apostolo Paulo em seu extraordinário ministério deixou um imenso legado para nós. Se você pretende lê-lo, boa leitura! Faça também seu comentário. Lembre-se: examinar tudo, retendo sempre o que aprimore a vida e aperfeiçoe em Cristo.
Sexta-feira, 20/01/2012 - 16:51:29

ÁREA RESTRITA
Já é Cadastrado?
20 LIVROS MAIS INDICADOS (Ver Mais)
www.ebiblica.com.br | Todos os Direitos Reservados 2011